segunda-feira, 30 de junho de 2008
Teorema - Crítica de Cinema
Esta é a capa da décima segunda edição da Revista Teorema - Crítica de Cinema, editada pelos críticos Fabiano de Souza, Flávio Guirland, Fernando Mascarello, Ivonete Pinto e Marcus Mello. Traz críticas muito interessantes de filmes como "Sangue Negro", "Paranoid Park", "Desejo e Reparação", "Senhores do Crime", "Swenney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet", "Não Estou Lá", "Na Natureza Selvagem", "Onde os Fracos Não Tem Vez" (foto da capa), "3 Efes","A Casa de Alice", "Jogo de Cena" e " A Via Láctea". A revista ainda apresenta uma bela entrevista com o historiador e teórico Michel Marie, professor de Cinema da Sobonne. Uma bela dica de leitura ou presente para os amantes do cinema ( este número ganhei de meu amigo Brunão).
domingo, 29 de junho de 2008
O grito Wilhelm
Antes de continuar a leitura ouça este áudio:
"Esse "efeito" se chama "Grito Wilhelm" (Wilhelm Scream). O cantor-ator Sheb Wooley gravou o efeito, que foi usado pela primeira vez no filme Distant Drums, de 1951, quando um personagem era mordido e arrastado por um crocodilo. E ganhou esse nome em 1953, no filme The Charge at Feather River, quando foi usado pela segunda vez por um personagem menor chamado "Private Wilhelm". Até 1977 ele havia aparecido em 17 filmes, quando o designer de som Benn Burtt resolveu usá-lo em Star Wars. Depois disso ele se popularizou e a lista de filmes que usaram o efeito cresce ano a ano, hoje na marca de 112 filmes (segundo o iMDB) e muitas outras mídias, como videogames, por exemplo. Abaixo uma pequena compilação de filmes e desenhos recentes que usaram o efeito:"
"Veja (ouça) também o efeito em um vídeo com cenas de filmes mais antigos. E que fique bem claro, ele não foi inserido posteriormente nesses vídeos, ele está nesses filmes. O engraçado é que ao ver (ouvir) o efeito repetidamente ele parece muito ridículo!
Há também um outro vídeo contando sua história, em inglês, sem legendas:"
quinta-feira, 26 de junho de 2008
De pai pra filho...
Dirigido por: | Richard Fleischer |
Elenco: | Kirk Douglas (as Ned Land), James Mason (as Captain Nemo), Paul Lukas (as Prof. Pierre Arronax), Peter Lorre (as Conseil), Robert J. Wilke (as First Mate of the Nautilus), Ted de Corsia (as Capt. Farragut), Carleton Young (as John Howard), J.M. Kerrigan (as Old Billy), Percy Helton (as Coach Driver), Ted Cooper (as Mate on 'Lincoln') |
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Como é que é mesmo?
terça-feira, 24 de junho de 2008
Oh Desgraça !!!
sexta-feira, 20 de junho de 2008
Curtas
Café com Leite (2007) de Daniel Ribeiro (18 minutos) - Singelo roteiro filmado com sensibilidade. Danilo e Marcos formam um jovem casal homossexual que resolve morar juntos e chegam até a combinar a viagem de Núpcias. Os pais de Danilo morrem e ele tem que cuidar de Lucas, seu irmão de nove anos. Daí pra frente, entre copos de leite e videogame, a vida se revela... Abaixo, o Trailer:
Alternativa (2006) de Renata Marinho (07 minutos) - Um tanto amador e a cara é mais de vídeo-arte que de cinema. Enfim, "Tour de force" da diretora em produzir algo pessoal e com abordagem feminina. Algumas curiosidades sobre o filme disponíveis no Portal Making of que "distribui exclusivamente" o filme (informações que, sinceramente, não tenho como confirmar):
"O orçamento do filme foi de 300 Reais. O filme foi todo rodado na casa em que a diretora morava na época, numa vila em Ipanema. Todos os quadros, gravuras e colagens que aparecem de relance nas paredes foram feitos pela diretora do filme. O livro que aparece aberto na cena do lençol roxo é "Genealogia da Moral", de Friedrich Nietzsche. A "cocaína" que aparece no filme era fermento pra bolo. O uísque era coca-cola sem gás misturada com água até chegar àquela cor. O ator na cena em questão realmente cheirou o fermento e bebeu a coca-cola choca. Tudo pela arte. Todas as cenas foram filmadas durante um só dia, com exceção da cena na Lagoa e da última cena, que foram filmadas em dias diferentes. A diretora, por absoluta falta de recursos, passou a noite anterior da filmagem cozinhando a comida que alimentaria todo o elenco e toda a equipe durante as filmagens. Dizem que ficou muito gostosa."
segunda-feira, 16 de junho de 2008
Análise Fílmica
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Long Live Youtube !!!
De Volta para o Passado
The Song Remains The Same (1976) - Antológico Show do Led Zeppelin gravado no Madison Square Garden. A gravação ocorreu durante três noites consecutivas em 1973 mas o filme só foi lançado nos cinemas em 1976. Imperdível...
CD
Disco 1
1. Rock and Roll (John Bonham, John Paul Jones, Jimmy Page, Robert Plant) – 4:03
2. Celebration Day (Jones, Page, Plant) – 3:49
3. The Song Remains the Same (Page, Plant) – 6:00
4. The Rain Song (Page, Plant) – 8:25
5. Dazed and Confused (Jake Holmes, Page) – 26:53
Disco 2
1. No Quarter (Jones, Page, Plant) – 12:30
2. Stairway to Heaven (Page, Plant) – 10:58
3. Moby Dick (Bonham, Jones, Page) – 12:47
4. Whole Lotta Love (Bonham, Willie Dixon, Jones, Page, Plant) – 14:25
DVD
1. Rock and Roll
2. Black Dog
3. Since I've Been Loving You
4. No Quarter
5. The Song Remains the Same
6. The Rain Song
7. Dazed and Confused
8. Stairway to Heaven
9. Moby Dick
10. Heartbreaker (Takes)
11. Whole Lotta Love
Ficha Técnica
* Jimmy Page - guitarras, backing vocals, produtor
* Robert Plant - vocais, gaita(harmônica)
* John Paul Jones - baixo, teclados, mellotron
* John Bonham - bateria, percussão
Ao contrário do Filme "Waynes' World" onde na loja de guitarras tem um cartaz escrito "Proibido tocar Stairway to Heaven", aqui vai a desgastada canção em sua versão definitiva:
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Em tempo: o filme possui um belo cartaz, considerado referência para os filmes de terror. Então aqui vai o link para uma seleção de cartazes deste tipo tão cultuado de películas, disponíveis no blog "Ângulo" de Marco Polli. Abaixo o tão falado cartaz: