domingo, 24 de julho de 2011

Censura !?!?

Imagem disponível aqui: http://migre.me/5kTDB 


Estava a preparar um post sobre o oba-oba gerado pela exibição do filme "A Serbian Film" que no Brasil ainda ganhou um subtítulo: "Terror sem limites" que seria exibido ontem no  RioFan, quando dei de cara com esta notícia publicada no Cineclick:


"Após ter exibição remarcada devido ao veto da Caixa Econômica Federal, a 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro proibiu a exibição de A Serbian Film – Terror Sem Limites que ocorreria no sábado (23/7), às 22h, no Cine Odeon. Segundo o que a reportagem do Cineclick apurou, no fim da noite de sexta-feira (22/7), um oficial de justiça foi ao cinema, localizado no centro da cidade, portando um mandato de apreensão da cópia do longa-metragem, que seria exibido dentro da programação do RioFan. As informações estão desencontradas quanto a apreensão ou não da cópia. A reportagem tentou contato, no início da madrugada, tanto com os organizadores do festival quanto com Raffaele Petrini, distribuidor de A Serbian Film - Terror sem Limites no Brasil, mas sem sucesso. Segundo a Folha de S. Paulo, a juíza Katerine Jatahy Nygaard proibiu a sessão seguindo uma ação ajuizada pelo diretório regional do DEM (Democratas). A juíza não deixou claro se chegou a assistir ao filme antes de decretar a proibição."

Antes de tudo me surpreende a censura de uma obra cinematográfica, fato anticonstitucional. Mesmo que isso fosse possível, como uma juíza proíbe algo que não viu?. Quando li a notícia da exibição da película no citado festival lembrei que possuo uma cópia legendada em inglês desde o começo do ano e ainda não tinha visto. Diante de tanta polêmica resolvi encarar a fera, uma vez que as referências demandavam um estômago forte... Antes de comentar vamos ver a sinopse disponível no iG e assinada por Marco Tomazzoni:

"Um filme de terror que mostra não só pornografia, mas sexo associado à violência. De todos os tipos: tortura, incesto, necrofilia, pedofilia e até o estupro de um recém-nascido. Este é "A Serbian Film - Terror sem Limites", longa-metragem sérvio que vem colecionando polêmica e proibições no mundo inteiro, além do rótulo de "filme mais indecente de todos os tempos". Na trama, um ex-ator pornô é convencido a voltar a trabalhar por um diretor que promete uma abordagem artística e de vanguarda ao gênero, sem falar do cachê polpudo, que poderia dar conforto à sua mulher e filho. Ele acaba envolvido, porém, num jogo doentio do pretenso cineasta, disposto a ultrapassar barreiras bem além do bom senso. O terror tradicional está lá, com suas bizarrices, suspense e sanguinolência, mas com todos os ingredientes que fizeram de "Serbian Film" uma espécie de porta-voz do apocalipse."

A verdade é que ao contrário do que veicula a imprensa sobre se a juíza viu ou não o filme  o fato é que vi e posso julgar: o filme é medíocre, mal dirigido e com atores risíveis... Independente de qualquer viés político propalado pelo diretor  Aleksandar Radivojevic  não consegui ver nenhuma metáfora política e não encontro na figura do diretor pornô do filme nenhuma relação com Slobodan Milosevic. A questão é que se a moda pega... Um filme como "Felicidade", de  Todd Solondz me soa muito mais polêmico ao retratar temas como pedofilia e demais perversões de forma mais próxima à humanidade sem apelar para um gênero  mais apropriado a uma abordagem rasa como o terror (nada contra o gênero que adoro) e que é um "baita" cinema. Os filmes de Bruce La Bruce também me parecem mais provocativos e escrachados... Os envolvidos neste caso de censura estão deslocados no tempo... Quem não viu o filme no cinema pagando ingresso vai encontrá-lo na internet. Daqui a pouco vão censurar a internet... Enquanto isto não acontece aqui vai i trailer: 

sábado, 9 de julho de 2011

Regras para enviar e-mails



Imagem disponível em: http://migre.me/5dj9m 


Chris Anderson, aquele mesmo da "Cauda Longa" arrola dez mandamentos para "salvar sua caixa de entrada de e-mails" no site emailchart.org . Simples e diretos os apontamentos indicam também uma netiqueta para missivas digitais. Aqui vão as dicas também publicadas pela FOLHA ( só para assinantes):

Respeite o tempo do destinatário do e-mail
Como remetente, é sua a função de minimizar o tempo que o seu destinatário levará para responder o e-mail.

Concisão e lentidão
Compreenda quando um e-mail demora para chegar e não dá respostas detalhadas. Ninguém quer soar grosseiro, então não leve para o pessoal.

Clareza
Escreva o assunto do e-mail de maneira clara e, se achar necessário, use marcações como "[importante]" ou "[baixa prioridade]".

Evite perguntas abertas
Cuidado com e-mails longos finalizados com questões como "O que você achou?". É melhor fazer perguntas simples e fáceis de responder.

Corte suas respostas sem conteúdo
Você não precisa responder a todos os e-mails. Se seu e-mail é apenas um "legal" ou "está OK", evite enviá-los.

Diminua os rastros
Contexto é importante, mas você não precisa incluir todas as conversas anteriores no e-mail. Tente deixar só as mensagens mais relevantes -as três últimas bastam

Evite arquivos em anexo
Não use elementos gráficos, como assinaturas que aparecem como arquivos em anexo nos e-mails. Também evite enviar textos como arquivos em anexo.

Seja claro quando não há necessidade de resposta
Se a mensagem que você está enviando não precisa ser respondida, seja claro. Finalize o e-mail com "não é preciso responder".

Cuidado com as cópias
Quando você adiciona uma pessoa em cópia em um e-mail, está multiplicando o tempo que a mensagem levará para ser respondida. Use a opção com cuidado.

Desconecte-se
Idealmente, quanto menos tempo gastarmos com e-mail, menos e-mails receberemos. Considere dosar o tempo dedicado a eles e tire uma folga nos finais de semana.

sábado, 2 de julho de 2011

Meu sol !!!

Origens do R'n'R' BR

Então vai:



Num tem clip.. Mas a música:



Casa de Rock:



E os "Secos e Molhados" ????



Num tem imagem... mas.. "Eu quero pinga com limão... "