domingo, 21 de agosto de 2011

Banzai !!!

Domingão com menu oriental... Juca saboreia Sushi e Sashimi preparado pelo Chèf Otuka...

sábado, 20 de agosto de 2011

Deuses do Brasil




"Deuses do Brasil: Pelé e Garrincha " ( Jean-Christophe Rosé, 2002 ) é o título do documentário produzido pela BBC Four que mostra em formato de contraponto a história dos dois grandes ídolos do futebol. A película é amplamente a favor das pernas tortas do passarinho de Pau Grande (localidade no Rio de Janeiro onde Garrincha nasceu). De um lado está Pelé sempre nas altas rodas em altas rodas e cercado por celebridades... Do outro, Garrincha e seus problemas conjugais (com a amante Elza Soares) e etílicos... O final todo mundo já sabe. O filme apresenta imagens raras ou fora de circulação há muito tempo e forma um painel interessante do futebol pré copa de 70. Existem apenas alguns deslizes do tipo "macumba pra turista" como chamar o massagista Mário Américo de "especialista em samba e vudu"... É um belo documentário, mas não substitui de forma alguma  a leitura de " A Estrela Solitária" de Ruy Castro (esqueça o filme de mesmo nome...). Abaixo um trecho da Crônica de Carlos Drummond de Andrade sobre o "Anjo de Pernas Tortas" publicada no Jornal do Brasil um dia após a morte do jogador em 21 de janeiro de 1983:

"Se há um Deus que regula o futebol, esse Deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar de tudo e de todos, nos estádios. Mas, como é também um Deus cruel, tirou do estonteante Garrincha a faculdade de perceber sua condição de agente divino. Foi um pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas tristezas. O pior é que as tristezas voltam, e não há outro Garrincha disponível. Precisa-se de um novo, que nos alimente o sonho."


Tava esquecendo o poema de Vinícius " O Anjo das Pernas Tortas" :


A um passe de Didi, Garrincha avança
Colado o couro aos pés, o olhar atento
Dribla um, dribla dois, depois descansa
Como a medir o lance do momento.

Vem-lhe o pressentimento; ele se lança
Mais rápido que o próprio pensamento
Dribla mais um, mais dois; a bola trança
Feliz, entre seus pés - um pé-de-vento!

Num só transporte a multidão contrita
Em ato de morte se levanta e grita
Seu uníssono canto de esperança.

Garrincha, o anjo, escuta e atende: - Goooool!
É pura imagem: um G que chuta um o
Dentro da meta, um 1. É pura dança!



sábado, 6 de agosto de 2011

Inverno no Observatório do Esporte



Acima a equipe do "Observatório do Esporte" programa exibido  à meia-noite de sexta para sábado com reprise às 11 horas do sábado na Rádio UNESP FM. Na foto estão, da esquerda para a direita: Fábio Fleury,Tuca Américo, Piri Borzillo,  Brunão Trivelato e Zeca Marques que presenteou toda a equipe com gorrinhos chilenos trazidos de sua recente viagem de férias ao país sul-americano.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Alunos de RTV da UNESP são premiados no Rio Fan 2011


Clique na imagem para ampliar

Parabéns moçada !!!
Replicando matéria publicada no Jornal da Cidade de Bauru:


Curta de Bauru é destaque em Festival
A criação de alunos da Unesp ficou com a medalha de bronze, na categoria Underground, no Rio de Janeiro
Tânia Morbi

O curta-metragem “Beth, a garçonete” produzido pelos alunos do curso de Radio e TV da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Bauru, ficou em terceiro lugar no Festival Fantástico do Rio, na categoria Underground. Quatorze filmes disputaram essa categoria. Segundo Daniela Swidrak, que está no terceiro ano do curso de Rádio e TV e trabalhou como assistente de arte e efeitos especiais na produção, o resultado surpreendeu pelos prêmios que já recebeu. “É muito bacana, porque a faculdade é o melhor lugar para fazer experimentações. A gente ficou muito feliz porque o que começou como trabalho de faculdade, interdisciplinar, meio de brincadeira, acabou virando uma coisa séria”, afirmou.O filme foi produzido no segundo semestre do ano passado, e, de acordo com Daniela, continua sendo enviado para participar de outros festivais. A direção é de Marianna Shigekyio, roteiro de Júlia Godinho e produção de Rafaela Bortoletto, Ana Paula Benini e Giulia Meletti.

Quem é Beth?
Beth é uma garçonete que trabalha num restaurante deixado para ela e para a irmã mais velha depois da morte do pai. Vendo a oportunidade de vender o lugar, ela passará por cima até mesmo de sua tradicionalista irmã mais velha, custe o que custar. Entre os efeitos, uma maquiagem forte e marcante foi usada em alguns personagens.

Shakespeare
O Rio Fan 2011 apresenta produções audiovisuais dos gêneros terror, ficção e fantasia. “Beth, a garçonete” é uma livre adaptação de MacBeth, de William Shakespeare reconstruída a partir de referências do cinema gore. Cerca de 2 mil espectadores compareceram às sessões do festival, que exibiu ao todo 59 filmes.

Intercom
Beth, a garçonete foi finalista no Intercom Sudeste 2011, realizado na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), em São Paulo.O curta metragem será novamente exibido no Rio de Janeiro, no 16.º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que acontece até o dia 7 deste mês.  O festival atende à necessidade dos universitários de exibir seus filmes e propicia a integração das escolas de cinema através de encontros e debates entre alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema.