quinta-feira, 29 de maio de 2008

Colocando a casa em ordem, aqui vão as últimas películas degustadas:

Disco Pigs (Irlanda, 2001), de Kirsten Sheridan - Pig e Runt nasceram no mesmo dia e quase na mesma hora... Não são siameses mas agem como se fossem... Romance com início legal mas que se perde numa violência gratuita e que caminha para um final óbvio. Salvam a direção de arte, a trilha sonora e a a interpretação do casal protagonista. No geral vale o ingresso ou a locação... Como baixei o filme, tô no lucro...






La Ciénaga (Argentina, 2004) de Lucrécia Martel - Noroeste argentino: Calor e chuva... No solo alagado, animais atolados morrem... Numa casa de veraneio, atolados em álcool e na conjuntura política (não-explícita) de uma Argentina em frangalhos a percepção do tempo é outra para uma família "à beira de um ataque de nervos"... Filme de estréia da diretora, tem uma produção pobre ( fruto da época) mas que estranhamente nos seduz... Não consigo não pensar no documentário "Argentina latente" de Fernado Solanas.






Baixio das Bestas (Brasil, 2006) de Cláudio Assis - O autor de "Amarelo Manga" ataca novamente e não perdoa ninguém... No Nordeste de Assis (que não é "Francisco") seus animais santificados são as bestas humanas: uma avô que vende a imagem da neta-filha pelada para caminhoneiros... As putas "easy-ryder"... A juventude classe média hedonista... Parece que Assis tem raiva do mundo... Mas... Num é isso não... Filme belo e perturbador.





domingo, 25 de maio de 2008

Esporte...

Pra quem não sabe, antes de comunicador, sou professor de Educação Física... E o esporte sempre me emocionou... Anos atrás, se alguém me falasse que, em nosso País, um dia, teríamos o número um do Tênis ou da Ginástica Olímpica (hoje, Ginástica Artística) eu soltaria uma sonora gargalhada... Daiane dos Santos provou meu erro... Uma negra nota dez no solo... Um sonho... E ela ainda está na ativa... E o tênis... Vi Thomas Koch jogar... Maria Ester Bueno é uma imagem mediada pelo tempo... Hoje Guga encerrou sua carreira... Valeu Bro... Manezinho da Ilha... Você também provou que eu estava errado... e toda a baixa auto-estima brazuca num esporte tão elitista era complexo de quem nasceu do lado de baixo da linha do Equador... Ah... A foto aí em cima... O saque... início de tudo...

O Ser Humano é Estômago e Sexo

Amarelo Manga (2002) de Cláudio Assis é um filme poderoso. A trama entrelaça vários personagens da periferia de Recife e tem direção segura e atuações compatíveis com a qualidade do elenco: Matheus Nachtergaele (Dunga), Chico Diaz (Kanibal) , Jonas Bloch (Issac) , Dira Paes (Kika), Jones Melllo (Padre) e Leona Cavalli (Lígia). Sinopse: Dunga é um cozinheiro homossexual de uma espelunca que ama Kanibal, que trabalha num matadouro e é casado com Kika que é crente e não sabe que o marido tem uma amante... Issac quer Lígia que é dona de um bar... O Padre prega para uma grupo fiel de cães de rua... Neste mosaico nordestino e, acima de tudo brasileiro, somos jogados como vísceras num moedor de carne... Só me resta agora ver "Baixio das Bestas" o filme seguinte do diretor (que deve ser o próximo post) ... A trilha sonora de "Amarelo" é um caso à parte: Mangue-beat na veia com Lúcio Maia e Jorge Du Peixe, ambos do Nação Zumbi. Leia aqui crítica de Cilaine Alves Cunha na Trópico e abaixo um trecho do filme:

sábado, 24 de maio de 2008

Crianças Malditas !!!

"Village of the Damned" (1960) de Wolf Rilla. Lançado aqui como "A Aldeia dos Amaldiçoados" este terror/ficção-científica é um marco dos filmes de baixo orçamento. Vamos ao plot: certo dia no vilarejo de Midwich todos habitantes desmaiam... As forças do governo aparecem, mas nada podem fazer... Horas depois todo mundo acorda ... Um invisível "Anjo Gabriel" do Além se manifesta e todas as damas férteis do pedaço estão prenhas... Os rebentos tem uma inteligência fora do normal e parecem recrutas da SS Nazista (louros e com capas pretas) e, para piorar tem poderes paranormais... Em plena Guerra Fria não dá pra não pensar nas crianças como metáfora do comunismo como ameaça crescente e, convenhamos, o filme é britânico, muito mais próximo da "Cortina deFerro" do que qualquer neura americana possa supor... Clássico B-Movie... Não chega perto de meus favoritos "Mundo em perigo"(Them, 1954) e "O Dia em que a Terra Parou" (The Day the Earth Stood Still, 1951) mas tem lá o seu charme. Teve um remake de John Carpenter em 1995. Ah! Tava esquecendo... A arte do poster, aí em cima, é muito legal... Olha o trailer aí:

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Eu Nasci Há 14.000 Anos Atrás ... e " All Thanks to Piracy on the Net!"

Man From Earth (2007) de Richard Schenkman - John Oldman é um professor de história que pede demissão de sua universidade. Na reunião de despedida de seus amigos de trabalho, acontecida numa bucólica cabana, faz uma revelação inusitada: tem 14.ooo anos de idade e passou por todos grandes momentos da história, tal como o personagem da música "Eu nasci há dez mil anos atrás" de Raul Seixas, que inspirou o trocadilho infame deste post. Filme realizado com recursos mínimos, poderia cair na vala do "teatro filmado", mas consegue segurar a onda. Fora especulações filosóficas, acadêmicas e religiosas, o texto de Jerome Bixby, escrito nos anos 60 é bem legal e dá pra render horas de mesa de bar... CURIOSIDADE: O baixo custo da produção não possibilitou uma boa divulgação e o filme só fez sucesso depois de cair numa rede torrent, o que, nas palavras do diretor, foi o que garantiu o seu sucesso... Em suas próprias palavras:

"Our independent movie had next to no advertising budget and very little going for it until somebody ripped one of the DVD screeners and put the movie online for all to download. After that happened, people were watching it and started posting mostly all positive reviews on IMDb, Amazon and other places. Most of the feedback from everyone who has downloaded “The Man From Earth” has been overwhelmingly positive. People like our movie and are talking about it, all thanks to piracy on the net! Am I upset… surprisingly no. Thanks to everyone who has downloaded this torrrent and watched the film, our awareness level is through the roof. For that I say, “THANK YOU”!"

Acesse o blog do diretor. O filme completo está disponível no Youtube e abaixo vai o trailer:

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Futebol argentino

Aí em cima sou, num momento de alta traição ao País Verde e Amarelo, vendo o jogo da segunda divisão argentina Quilmes X Chacarita e degustando a cerva platina que patrocina o time da politicamente incorreta "Juventude Cervezera"... Ah, o Quilmes Venceu! Em tempo: e num é que existe o Quilmes Rock TV com nomes como Ozzy, Korn, Los Piojos, Intoxicados e muito mais...

sábado, 17 de maio de 2008

O que é a violência ?

Sonatine (1993) de Takeshi Kitano - A pergunta aí em cima foi feita por Glauber num dos documentários feitos sobre ele e que não lembro o título agora (ajudem aí...). Para Kitano a estilização da violência é levada a uma dimensão temporal e poética que aproxima-se a uma brincadeira de crianças... mas uma brincadeira com armas de verdade e não de espadas de bambu e pistolas de plástico. Em alguns momentos cheguei a lembrar do velho John Woo em seu período inicial, mas levemente. Resumo da obra: Um grupo de gangsters comandados pelo blasè Aniki Murakawa, interpretado pelo próprio Kitano, depois de aniquilar um grupo rival, refugia-se numa casa de praia abandonada. Na calmaria do lugar observamos estes homens violentos retomarem brincadeiras, talvez esquecidas, de uma infância perdida. Um belo filme rodado num timing muito diferente do que se pensa quando se fala em violência. Altamente recomendado. Ah!!! e o nome do filme, o que significa? O próprio Kitano explica, no vídeo abaixo (em inglês):

terça-feira, 13 de maio de 2008

Prêmios !!!

A moçada do curso de Rádio e TV da FAAC Bauru bombou no EXPOCOM - Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação, que aconteceu durante o XIII INTERCOM Sudeste na Universidade Mackenzie, de 07 a 10 de maio de 2008. Os trabalhos foram orientados por este que vos escreve e pelos professores Letícia Passos Affini, João Winck e Wilians Ballan. The Oscar goes to:

Modalidade Processo - Cinema
Cabeça de Papelão

Modalidade Produto - Dramático
O Olhar do Amor

Modalidade Produto - Variedades
À Granel

Modalidade Produto - Artístico
Introspecto

Mais informações na matéria publicada no Portal da UNESP e a lista de todos os premiados está no site da Intercom.

domingo, 11 de maio de 2008

Psicodelia Angeliniana

Sou fã de Angeli desde moleque... Bob Cuspe é um ídolo para mim... E a galeria de personagens criada por este paulistano é do cacete... Bem, o filme da tarde de domingo foi " Wood & Stock - Sexo, Orégano e Rock'n'Roll" (2005) de Otto Guerra, baseado na dupla criada pelo cartunista. Gostei do clima anárquico da animação e devo confessar que é difícil trabalhar com a adaptação de tiras de jornais para o cinema e, o resultado, entre mortos e feridos, é bem satisfatório. Juro que dei algumas gargalhadas com as cenas insólitas, como a do vocalista da banda: um porco rocker que transpira atitude. Estão no filme todos os participantes das tirinhas: Meia-oito e Nanico, Juvenal, Os Skrotinhos, Rhalah Rikotah e a impagável Rê Bordosa com a voz única de Rita Lee. Tom Zé participa fazendo a dublagem de Raul Seixas, que aparece nos devaneios dopados de Wood. Veja o site do filme e logo abaixo dois vídeos do Youtube: o trailer da animação e a entrevista de Rita Lee para o making of do DVD:



sábado, 10 de maio de 2008

Filmes deste final de semana...

Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia - Sam Peckinpah (1974) : Um magnata mexicano oferece 1 milhão de dólares para quem trouxer a cabeça de Alfredo Garcia, o maldito que seduziu e engravidou sua jovem filha. Benny (Warren Oates), pianista de um bar, sabe o paradeiro de Garcia e resolve correr atrás da recompensa... Fico na dúvida de qual Peckinpah mais gosto: "Pistoleiros do Entardecer" (1962); "Sob o Domínio do Medo" (1971); "Meu Ódio Será Tua Herança" (1969) ou "Cruz de Ferro" (1977). E olha que ainda tem "Pat Garret & Billy, The Kid" (1973) com Bob Dylan e o "Casal Osterman" (1983). Enfim... Um faroeste moderno, provocador e que gosto muito... Vida longa a Peckinpah !!! Trailer abaixo:



Uma Ligação Pornográfica, de Frédéric Fonteyne (1999) - Não se deixe levar pelo título, não tem nada de pornográfico... O filme é um romance sensível e original... Uma bela pedida para se ver a dois... Sinceramente não devo nem esboçar uma sinopse para não estragar o prazer de um filme tão singelo... Só sei que vale a pena ver este longa muito curto (77 minutos) sobre casal que em busca de uma fantasia sexual (muito exótica) descobre o verdadeiro amor... Apesar do título é de uma inocência assustadora... Ah!!! E sobre a fantasia que uniu o par... Bem... Melhor ver o filme...

Citizen Dog (Mah Nakorn - 2004) de Wisit Sasanatieng. Uma fábula deliciosa passada em Bangkok. Pod ama Jin... Pod vem de uma vila de agricultores, Jin também... Na metópole a percepção do tempo é outra... Fantasioso, é o tipo de filme que aprecio: você degusta com um sorrriso no canto da boca durante todo o tempo... A cena em que o espírito da avó de Pod impede seu suicídio é lapidar... Recomendado para todas as idades e acima de tudo, prova que cinema não tem nacionalidade... Afinal de contas, o filme ainda esboça preocupações atuais: Globalização... Ecologia... Emergência...O Haiti é aqui e a Tailândia é logo alí... Olha o trailer aí:



Ó Paí Ó , de Monique Gardenberg (2007). Sinopse disponível aqui: "o filme acompanha a vida dos moradores de um cortiço do Pelourinho, o coração de Salvador (Bahia), no último dia de carnaval. Tirando as boas atuações de Lázaro Ramos (que inclusive canta, até que bem..) e Wagner Moura, o filme é totalmente dispensável... A dupla de ouro do cinema nacional não segura o filme... Com eles, melhor ver "Saneamento Básico, O Filme" de Jorge Furtado. Abaixo, trecho do filme:


quinta-feira, 8 de maio de 2008

Veríssimo

Ontem à tarde estivemos, eu e Brunão, no SESC (último bastião da cultura bauruense) para participar do bate-papo com o famigerado Luís Fernando Veríssimo. Veja mais detalhes no blog "De Trivella". Aqui estão postadas duas fotos tiradas precariamente de um celular: ao lado, Veríssimo conversando com o pessoal e, abaixo, Brunão (com uma oportuna camisa do Inter) confabulando com o mestre na passagem de som.

Beto Brant e a Ausência da "Simetria Bilateral"

Quarta à noite e antes do futebol rola um filme "Crime Delicado" (2005), de Beto Brant, um dos meus diretores brazucas preferidos atualmente e, podemos dizer, "dono de uma obra": "Os Matadores" (1997), "Ação entre Amigos" (1998), "O Invasor" (2002) , e "Cão Sem Dono" (2007) que ainda não vi. Baseado no romance de Sergio Sant'Anna, o filme mostra o trajeto de Antonio Martins (Marco Ricca), um crítico de teatro que tem sua vida mudada por Inês (Lilian Taublib), uma linda moça, com uma das pernas amputadas, que vive no ateliê e é modelo e amante de um pintor mexicano, José Torres Campana (Felipe Ehrenberg). A trama desenvolve-se até o tal crime do título, que não se sabe se aconteceu... O filme é belo e fica a sensação de que se acha este belo nas imperfeições que encontramos na vida... O crítico Antônio descobre que a beleza na ausência da "simetria bilateral"de Inês, ou seja, como diz o pintor numa das cenas: "Tá tudo lá... Só falta uma das pernas... É uma bela mulher..."


Leia aqui a crítica de José Geraldo Couto na Folha. Tem também uma entrevista com Beto Brant no mesmo jornal e o artigo de Ruy Gardnier na Revista Contracampo. Atualizando o post com uma crítica de Inácio Araújo na Folha. Abaixo um trecho do Making of:

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Chef Tucá ...

Domingão foi dia de ir pra Pederneiras pilotar um fogão à lenha na casa do Brunão... No menu Yakissoba (veja aqui o verbete na Wikipedia) ... Depois foi só curtir o Verdão Campeão ... Abaixo a moçada na labuta... Lá no segundo-plano o fogão aquecendo a tarde fria.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Horror mexicano

Sexta-feira de frio e chuva... Pra completar a desgraça que tal um filme de horror mexicano? "Veneno para las hadas" (1984) de Carlos Enrique Taboada (veja post do filme "Hasta el viento tiene miedo" do mesmo diretor) foi a bola da vez. Então vamos primeiro ao diretor: com a internet e o compartilhamento de filmes vivemos uma era de redescobertas. Este é o caso de Taboada e seu terror gótico, gestado em anos de trabalho como roteirista e diretor na Tv mexicana. Seus roteiros psicológicos estão sendo refilmados por uma Hollywood carente deste artigo de luxo (vide "Hasta el viento..." que teve refimagem recente). Para mais informações sobre o diretor visite "The Hounted Hacienda - The Best of Mexican Horror Films" e leia sua curiosa biografia. De lá surrupiei esta foto de Taboada:

Quanto ao filme: Aqui os adultos não tem vez... Verônica é uma órfã, criada pela avó. E num é que a guria acredita ser uma bruxa! Para fabricar um veneno que mate suas inimigas, as fadas, submete sua "amiga" Flávia a crueldades que só as crianças são capazes... Curiosa a idéia do diretor de não mostrar quase nunca as faces adultas. "Veneno" é um tipo de terror que assusta pelo que não mostra, coisa rara nestes tempos bicudos... Abaixo o trailer:

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Filmes franceses...

Wild side (2004) - Sébastien Lifshitz
Um triângulo livre e estranho entre três perdidos numa França livre: Um russo, um nome árabe... e um travesti... difícil de julgar num "tal" de mundo globalizado... O que quer dizer um russo numa europa unificada..O que quer dizer um muçulmando numa europa unificada... O que quer dizer um travesti na europa mumificada (ainda mais quando os travestis do filme "speak portuguese"...) veja o post de Milton Santos....


Na mesma noite do post anterior... Eu e My Love, Suli Bueno:

Chorinho...

Esse aí ao lado sou eu, curtindo um chorinho num boteco em Bauru... Então... Chorinho ou choro (help me wikipedia): O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.