quarta-feira, 16 de abril de 2008

Globalitarismo


Encontro com Milton Santos -
O Mundo Global Visto do Lado de Cá

Sílvio Tendler (2006).

Vi este filme numa sala Unibanco de um Shopping de Santos, estranho paradoxo para saborear um documentário onde ouço um intelectual brasileiro, negro, independente, definir o modelo de globalização vigente como “globalitarismo”. Na sala estavam apenas três pessoas. Saí da projeção embasbacado com a cruel beleza com que assuntos como globalização, a questão da água, imigração, poder da mídia, centro e periferia estão amarrados pelo pensamento de Milton Santos. Depois disso vi o filme mais duas vezes e sinto que preciso vê-lo novamente...

Prêmio de Melhor Filme do Júri Popular na última edição do Festival de Brasília. Veja também, do mesmo diretor: "Glauber o Filme, Labirinto do Brasil " (2002), um filme revelador sobre a personalidade e a obra de Glauber Rocha.

Torrent disponível no Portal Making off. É preciso criar uma conta e depois de logar clique aqui.

Abaixo o trailer:



Gostaria de fechar o post com uma citação de Milton Santos tirada de uma entrevista publicada na revista "Teoria e Debate"(1999):

"Todos somos de tal maneira subordinados à episteme norte-ocidental, que temos enorme dificuldade para pensar diferente. Esse é um problema para as ciências sociais latino-americanas e brasileiras. São por demais escravizadas pelo paradigma do Norte e pela política que daí decorre. Nunca pensamos o mundo a partir da América Latina. Quem entre nós, intelectuais, pensou o mundo? A gente pensa Europa, Estados Unidos e exclui a África e a Ásia. A própria construção territorial da realidade nos escapa com muita freqüência na nossa elaboração intelectual. Essa é a realidade que cobra de nós uma outra epistemologia."

Nenhum comentário: