sábado, 25 de abril de 2009

Animação !

Os desenhos animados nasceram, na verdade, como forma adulta de entretenimento. Com o passar do tempo virou sinônimo de diversão infantil, o que, nos últimos anos, com o desenvolvimento da Computação Gráfica e surgimento da Pixar e de séries como Simpsoms, Uma família da Pesada, Futurama, etc., voltaram a fazer parte de um lazer dito "familiar", o que na verdade é uma desculpa para disfarçar temas adultos em embalagens para toda a famíla ... Bem, toda esta embromação é pra falar de duas animações de um circuito alternativo de produção cinematográfica que tiveram destaque recentemente: "Persépolis" e "Valsa com Bashir", que nada tem de infantil ou familar. Vamos lá:


"Persépolis" (Marjane Satrapi, 2007). Sinopse do Yahoo Cinema: "Marjane é uma jovem iraniana de oito anos, que s
onha em ser uma profetisa do futuro, para assim salvar o mundo. Querida pelos pais cultos e modernos e adorada pela avó, ela acompanha avidamente os acontecimentos que conduzem à queda do xá e de seu regime brutal. A entrada da nova República Islâmica inaugura a era dos “Guardiões da Revolução”, que controlam como as pessoas devem agir e se vestir. Marjane, que agora deve usar véu, deseja se transformar numa revolucionária. Mas, para tentar protegê-la, seus pais a enviam para a Áustria."


"Valsa com Bashir" (Ari Folman, 2008)  segundo o Caderno 2 do Estadão: "Pouco mais de um mês após a ofensiva militar contra o movimento islâmico Hamas que deixou mais de 1,4 mil palestinos mortos na Faixa de Gaza, Israel concorre ao Oscar com o longa-metragem Valsa com Bashir, que usa a animação para contar a história de outro conflito israelense, desta vez no Líbano, em 1982. O filme gira em torno dos esforços do protagonista, que também é o diretor da produção, Ari Folman, para reencontrar as lembranças perdidas durante sua participação como soldado na invasão do Líbano de 1982 e no massacre ocorrido nos campos de refugiados palestinos de Sabra e Shatila. Valsa com Bashir concorreu à Palma de Ouro em Cannes e conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira."


Nenhum comentário: