sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Workshop Estação Ciência de Bauru

Estou participando, hoje e amanhã, do "Workshop Estação Ciência de Bauru: Interação, Conhecimento e Inclusão Social" organizado pelo meu amigo Luís Victorelli e promovido pelo Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia, Comissão de Difusão de C&T-Bauru, Secretaria Municipal da Educação da Prefeitura Municipal de Bauru e Instituto Lauro de Souza Lima. A programação destaca cases de implantação de Museus e Centros de Ciência. Acima uma foto da cerimônia de abertura e abaixo outra da igreja localizada no Hospital Lauro de Souza Lima, o antigo Sanatório Aimorés, uma ex-colônia de portadores de hanseníase (leprosos) que se tornou referência mundial no tratamento da doença e hoje parece um vilarejo onde o tempo foi congelado... Local muito agradável e calmo... Dá uma bela locação para filme. Depois da foto, a programação do evento.

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 de setembro – Sexta-feira

8 horas - Abertura

Espetáculo teatral "Homo-Darwin". Com Bruno Wan-Dick e Vanessa Tencati. Realização: Os Colaços/Cia Camarim. 

08h30 - Escola Parque de Difusão Científica e Tecnológica de Bauru: Uma construção coletiva. - - José Luiz Alckmin de Barros. Analista da Área de Museus do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para a Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia

- Ana Maria Lombardi Daibem. Secretária Municipal da Educação de Bauru.

- Luís Victorelli. Presidente da Comissão de C&T-Bauru e coordenador regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. 

10h00 - Popularização científica como instrumento de inclusão social

- Mikiya Muramatsu. Vice-diretor da Estação Ciência da Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Física Geral do Instituto de Física da USP.

- Luís Roberto Batista. Diretor da OSCIP Amigos da Ciência. Especialista em projetos interativos em centros e museus de C&T. 

14 horas - A difusão científica e as realidades regionais

- Márcia Michielin de Oliveira. Coordenadora pedagógica do Sabina - Escola Parque do Conhecimento de Santo André.

- Maria Cecília Pucci Faria Rodenas. Coordenadora do projeto de implementação do Museu Interativo de Ciência e Tecnologia de Franca. 

16 horas - Centros de ciência e a política nacional de popularização do conhecimento

- Emilio Antonio Jeckel Neto. Diretor do Museu de Ciências e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul de Porto Alegre. Professor da Faculdade de Biociências da PUCRS. 

Dia 27 de setembro – Sábado

8h às 12 horas - Reunião de trabalho com os membros da Comissão de C&T-Bauru.

Nenhum comentário: