sábado, 25 de outubro de 2008

Passando a Tropa em Revista...

Depois de uma semana televisiva envolta em névoas de Elóas e Nayaras e Limderbergs (não o da travessia oceânica...) aqui vão as películas degustadas:

Capricórnio Um (1978) de Peter Hyams. Segundo a Wikipédia: "três astronautas são retirados e seqüestrados de foguete que fará o primeiro vôo tripulado para Marte quando a NASA descobre grave falha nos sistemas da nave. Diretores e políticos inescrupulosos tentam simular a chegada do homem a marte montando um estúdio de TV com todas as características do planeta vermelho e pretendem transmitir o evento em cadeia nacional." O roteiro tem "furos" mas é um clásssico da Sci-fi... Vi há muito tempo atrás e admito: considerava um filme maior... Mas não dispensável quando se pensa em realidade e simulação... Vale uma piscadela...



O Caso dos Irmãos Naves, de Luís Sergio Person (1967). Sinopse da Cinemateca Brasileira: "Com a fuga de seu sócio e parente, com o produto da venda de uma safra de arroz, os irmãos Naves denunciam o fato à polícia, que acaba por prendê-los, acusando-os de haver matado o desaparecido. Sofrem torturas para confessar o que não fizeram e suas mulheres são violentadas. No julgamento são absolvidos duas vezes, mas são condenados pelo veredicto da Corte de Justiça. Quinze anos mais tarde (1952) a "vítima" reaparece dizendo desconhecer o ocorrido. Um dos irmãos já havia falecido. O outro é reabilitado, conseguindo com dificuldade obter uma indenização." Filme obrigatório. Acabei me sentindo com as mesmas sensações de "Ônibus 174" de José Padilhafrente à crueza as imagens, embora o último seja um documentário e o outro não... De Person já tinha visto o ótimo " São Paulo S.A." onde é discutida a formação social, econômica e ética de nossa capital. O elenco com Lélia Abramo (ótima), Anselmo Duarte ( tão bom que dá vontade de matá-lo no papel de vilão), Raul Cortez e Juca de Oliveira, credenciam este como um clássico da filmografia Tupininquim. Como não achei nada  sobre " O Caso dos Imãos Naves", aqui vai um trecho de " São Paulo S.A."


Nenhum comentário: