domingo, 13 de setembro de 2009

Steppenwolf - O Filme

Alguém aí sabe a origem do nome banda Steppenwolf dona do clássico "Born to be wild"? O texto abaixo de Ivan Finotti na FOLHA ( só para assinantes) explica tudo, inclusive o triste fim do cineasta:

"Renegado, esnobado, esquecido, cultuado e, finalmente, lançado em DVD. Basicamente é esse o caminho tortuoso do filme "O Lobo da Estepe", de 1974, dirigido e escrito pelo americano Fred Haines. Trata-se de uma adaptação livre (e como poderia ser diferente?) do romance de mesmo nome do germano-suíço Herman Hesse (1877-1962).Nobel de literatura em 1946, Hesse havia publicado "O Lobo da Estepe" em 1927. É, provavelmente, seu principal e mais controverso romance. A história trata de Harry Haller, um homem com 47 anos que não consegue se adaptar à vida na sociedade. Sente-se aprisionado pelas convenções morais, assim com seu eu interior, um lobo selvagem, está aprisionado dentro da casca humana. Resolve, assim, suicidar-se no dia em que completar 50 anos. Em suas andanças pela cidade, porém, depara-se com uma casa noturna onírica chamada Teatro Mágico, que só admite a entrada de "loucos e raros", pois o preço do ingresso é a sua mente. Ali, Haller conhece Hermine e Pablo, que o conduzirão numa balada de sexo sem amarras e drogas sem culpa, direto ao inconsciente. Por suas características rebeldes e transgressoras, o romance foi redescoberto pela contracultura nos anos 60 (chegou a dar o nome à banda de rock norte-americana Steppenwolf, de "Born to Be Wild"). "

Fiquei curioso e fui procurar o filme para baixar... Ainda não achei e continuo procurando, mas no YouTube tem a maravilhosa abertura em animação e o trailer que posto, ambos , logo abaixo. De lambuja vai o hit da banda "Steppenwolf" que foi trilha de "Easy Ryder" (Dennis Hopper, 1969), aqui em versão com techos do filme, uma vez que o clipe com a banda tocando é probido incorporar pelo dono dos direitos autorais...





2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia TUCA!
Obrigado pela oportunidade de poder assistir ao trailer do filme LOBO DA ESTEPE...esse livro é um dos meus preferidos.
Por favor, se encontrar o filme pra baixar, me avise rapidamente, ok??
Não esqueça....rrsss...
Muito obrigado!! Um grande abraço.
CLÁUDIO RENÉ, Ribeirão Preto-SP
reneadvo@hotmail.com

Anônimo disse...

Já achou o filme?

http://fifa08brasil.blogspot.com/2010/01/o-lobo-da-estepe-steppenwolf.html