segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Hermano Animado...

Você sabia que o primeiro longa-metragem de animação não foi "Branca de Neve" de Walt Disney? E se eu contar que foi uma filme produzido na Argentina? Pois é... O responsável por tal façanha foi Quirino Cristiani, um imigrante italiano, que aos quatro anos passou a viver em Buenos Aires e onde produziu em 1917 "El Apóstol", infelizmente perdido. Uma vida agitada essa do cidadão: Dá uma olhada nestas informações que surrupiei do Blog do Anima Mundi, o famoso festival de animação que acontece todo anos em São Paulo e Rio de Janeiro:

"Em 1917, o longa de animação pioneiro, “El Apóstol”, dirigido por Cristiani e produzido por Valle, estreou em Buenos Aires. O retrato satírico do presidente Yrigoyen fez tanto sucesso que mais tarde Cristiani abriu seu próprio estúdio, onde fez uma série de curtas-metragens. Nessa mesma época ele se tornou naturista, vegetariano e fundou a primeira colônia nudista da América Latina. Cristiani iniciou a década de 1930 com o primeiro longa-metragem sonoro de animação, “Peludópolis”, mais um filme que satirizava Yrigoyen. Infelizmente, esses dois longas foram destruídos em incêndios, um no estúdio de Valle e o outro no Laboratorios Cristiani, junto com outras obras do animador. Em 1941, Walt Disney chamou Cristiani para trabalhar em Hollywood, mas o animador recusou o convite. Cristiani mudou-se então para perto de Cordoba, onde passou o resto de sua vida."

Abaixo um trecho do programa "Ideas e Inventos " do Discovery Channel, exibido em 1993 e que conta com um bloco sobre Quirino.


Para contestar ainda aqueles que acreditam que "Branca de Neve" foi o primeiro longa de animação, dêem uma olhada em outro filme: " As Aventuras di Principe Achned" (1926) de Lotte Reineger (trailer logo abaixo). Segundo o Making Off:

"Lotte Reiniger recortou figuras de uma cartolina negra com um par de tesouras, e juntou partes móveis com outras de forma a animá-las. Durante os anos de 1923-26, em volta de 250,000 animações quadro a quadro foram feitas e 96,000 foram usadas no filme. Seu marido, Carl Koch, foi responsável pela fotografia de todos os seus filmes até sua morte em 1963. Este filme foi pioneiro na história do cinema, sendo o primeiro longa metragem de animação, embora muitos venha a considerar como o primeiro Branca de Neve de Walt Disney em 1932. - Embora haja vários registros históricos que o primeiro longa metragem tenha sido a sátira animada “El Apóstol” feito pelo imigrante italiano na Argentina Quirino Cristiani em 1917, não existe nenhuma cópia deste filme para provar já que todas foram perdidas em um incêndio nos Federico Valle's vaults em 1926."

Nenhum comentário: