domingo, 24 de janeiro de 2010

Independência ou Morte!

Correria do cão... Fico o dia todo em frente ao computador finalizando minha tese de doutorado e para relaxar, à noite, vejo alguns filmes. Nesta semana aproveitei para conferir dois nomes importantes do cinema independente americano e gostei muito do que vi... Ah, o nome dos cineastas? John Sayles e James Gray.

Comecemos com Sayles, reconhecido por consertar roteiros problemáticos de Hollywood e também por destacar em seus filmes os grupos menos favorecidos da América do Norte. Suas narrativas ainda sempre tem a preocupação de destacar aspectos históricos e sociais de seus personagens obrigando o autor a pesquisar os temas abordados. Dele vi as seguintes obras:

Lone Star (1996) - Um corpo de uma pessoa morta há 40 anos atrás é o ponto de partida para contar os conflitos familiares, sociais e étnicos do Texas. Muito bom!



Homens armados (1997) -Talvez o melhor dos três filmes que vi. Um velho médico mexicano resolve ir atrás de um grupo de indios que treinou parfa atuar como agentes de saúde em suas longinquas comunidades. Road movie que coloca o médico urbano e educado em confronto com um país para ele desconhecido. De lambuja o diretor discute o movimento zapatista em Chiapas. Não achei o trailer então vai uma entrevista com o diretor:



Silver City (2004) - Um candidato vai gravar um programa político que contém metáforas políticas sobre pescaria e acaba por fisgar em sua vara um cadáver. Seria o corpo uma armação de seus adversários? filme-puzzle de alto nível e com um pouco de humor negro. Acima da média.



James Gray, é considerado um dos últimos diretores clássicos do cinema americano pelo seu domínio técnico e narrativo. Conferi os seguintes filmes:

Caminhos sem volta (2000) - Um rapaz sai da prisão em condicional por roubar um carro e ao tentar voltar ao trabalho com um tio responsável pela manutenção de trens do Metrô, descobre que a corrupção do meio político não é tão diferente daquela ética da prisão. Filme tenso e dramático que nos engana ao exibir estética de policial noir para destacar conflitos familiares.



Amantes (2008) - Leonard é um jovem bipolar com tendências suicidas que vê sua vida gravitar entre duas mulheres muito diferentes entre si e que não se conhecem. Ótimo drama que desbanca o final feliz com aatitudes extremamente humanas.

Nenhum comentário: