sábado, 31 de julho de 2010

Uruguai em alta!


Já comentei aqui "Gigante" bom filme uruguaio e que obteve relativo sucesso sendo exibido inclusive aqui na Terra Brasilis. Destaco agora outra produção de nossos amigos vizinhos: "Mau dia para pescar" (2009) de Álvaro Brechner. Aqui a sinopse disponível no "Cenas de Cinema":

"Quando a lista dos enviados ao pré-Oscar foi divulgada, uma ausência chamou a atenção de todos. O excelente Gigante, que conquistou corações em vários festivais do mundo, não foi o escolhido pelo Uruguai. Em seu lugar estava Mau Dia para Pescar, adaptação de um conto de Juan Carlos Onetti, não tão comentada, mas tão sensível quanto. O filme conta a história do malandro Príncipe Orsini, um homem de muita lábia que ganha a vida armando espetáculos de luta livre e confrontos com Jacob Van Oppel, um decadente campeão da Alemanha Oriental. Percorrendo povoados do Uruguai, a dupla chega à Santa Maria, onde o desafio ganha ares de grandioso e atrai o público com a chancela do jornal local. Com tudo certo para que a aposta fosse ganha, porém, a insistência de uma mulher faz com que as coisas saiam bem diferente do programado."

A película é muito bem dirigida e mostra que a produção latino-americana, fora do eixo comercial e livre das amarras do mercado do entretenimento, tem força e talento para agradar públicos ainda não anestesiados pela farmacopéia hollywoodiana. Lírico e divertido, o roteiro privilegia atuações marcantes. A edição precisa é fortalecida pela inusitada trilha sonora. Meu filho Juca, de 11 anos, gostou muito do filme pois, acredito eu, que o universo da luta livre retratado é universal e atemporal, vide "O Lutador' com Mickey Rourke, já comentado neste blog. Abaixo o trailer:

Nenhum comentário: