quarta-feira, 15 de setembro de 2010

You Should Be Dancing


Ao som da música dos Bee Gees que titula este post, Tony Manero, o personagem de John Travolta em "Os embalos de sábado à noite" (1978) desembarca no Chile de Pinochet para estrelar a película intitulada... "Tony Manero"  (Pablo Larraín, 2008). Li no The Guardian, jornal inglês, que se trata de uma comédia chilena de humor negro... Ledo engano... O filme, como diz o diretor no trecho transcrito abaixo, é uma metáfora não só do Chile, mas de outros países sul-americanos (Brasil inclusive) que num período entre o final dos anos 70 e início dos 80 do século XX, eram invadidos por produtos culturais estrangeiros que faziam a identidade nacional ir por água abaixo... Assim, o Tony Manero chileno é o periférico Raúl, que se espelha na imagem de Travolta para esquecer sua pobre e reprimida identidade... Filme crú, violento e impressionante. Veja o que diz o diretor em texto surrupiado do blog Filmes Black :

"O filme é uma metáfora do que sucedeu no Chile. O tema é o vazio humano, o vazio ideológico que caracterizou a era Pinochet e é a herança terrível que ele nos deixou", diz Larrain. Pelas bandas de Brasil e vizinhança, há quem se queixe do roteiro, que não aprofundaria os meandros psicológicos do complexo personagem. A crítica é levada ao diretor, que comenta - "É uma leitura burguesa de um filme que pretende ser antiburguês. Acho bom que as pessoas se manifestem, no Chile ocorreu a mesma coisa, mas esse tipo de frase feita consegue ser mais vazio do que o vazio de que me acusam. E a verdade é que esse vazio não é meu nem do filme. É do personagem, que critico." A provocação do diretor - existem vazios intencionais, que o espectador de Tony Manero tem de preencher. "Isso aqui não é Hollywood, que serve o filme pronto, para que você não pense. Nosso convite não é para que o público dance com Raul. É para que pense com Tony Manero."

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