terça-feira, 23 de novembro de 2010

Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão

Sempre achei a expressão "Vida Loka" idiota  e meio forçada... Até ver  "Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão"  (Fernando Rick, 2008). Loucura, quase morte por excessos, punk, hardcore, Sepultura, turnês malucas pela Europa... A vida de artista como nunca se viu...  Segundo o documentário o título "GUIDABLE é um termo criado pelos integrantes da banda para definir confusão mental, bagunça generalizada ou simplesmente um sei lá. Também pode ser usado quando não se acha a palavra certa no momento apropriado. Muitas vezes substitui o foda-se com eficiência.Enfim, esqueçam Janis Joplin, Jimi Hendrix, Raul Seixas ou Kurt Kobain... Ou qualquer outro maluco do rock... Os Ratos de Porão colocam qualquer um deles no chinelo... E ainda estão vivos !!! Memorável a gravação dos RxDxP e Sepultura tocando e cantando "Holiday in Cambodia" dos Dead Kennedys ao lado de Jello Biafra... Abaixo informações sobre o filme disponíveis no IdealShop e depois o trailer seguido de uma matéria no Metrópolis da TV Cultura: 

O ano era 2006. Marcelo Appezzato já estava consolidado como vocalista da banda paulistana HUTT, uma das maiores do grindcore nacional. Fernando Rick produzia e dirigia, pela sua produtora Black Vomit Filmes, o polêmico videoclipe Covardia de Plantãoda banda Ratos de Porão. Da censura do videoclipe por seu conteúdo violento, e do reconhecimento de mídia, fãs e da própria banda, Rick foi convidado por João Gordo a realizar, no ano seguinte, um documentário sobre a trajetória da banda. A tarefa, quase impossível para uma produção independente de baixo orçamento, durou cerca de dois anos. E contou com a bagagem audiovisual de Rick e o histórico musical de Marcelo. Para registrar quase três décadas de carreira, a dupla entrevistou, de forma totalmente independente, os precursores do movimento punk no Brasil, como Rédson, Clemente e Fabião; pesquisou centenas de arquivos em foto, áudio e vídeo de shows e apresentações em emissoras de TV, filmes nacionais sobre o assunto, arquivos pessoais raros e inéditos dos integrantes atuais e antigos da banda e de todas as pessoas que, de alguma forma, participaram dessa trajetória, como Andreas Kisser e Iggor Cavalera. As gravações ocorreram entre janeiro de 2007 e novembro de 2008, nos municípios de São Paulo e Santos. No total, foram dois anos de produção, mais de 200 horas de entrevistas captadas, centenas de fotos digitalizadas e incontáveis horas de edição para que este projeto pudesse se tornar realidade. GUIDABLE – A Verdadeira História do Ratos de Porão não só une e resgata, em 121 minutos de documentário, diversas gerações de uma das bandas de hardcore mais importantes do cenário mundial que ainda se encontra em atividade, como serve de importante registro audiovisual sobre o movimento punk no país. O documentário marca, ainda, a estréia de Fernando Rick e Marcelo Appezzato na direção de longa-metragem.





Um comentário:

João Victor Araripe disse...

MUITO BOM ! Adorei o seu blog ! Visite o meu blog sobre tênis e retribua o comentário ! : breakpointbrasil.blogspot.com/ - Siga meu blog, que eu sigo o seu de volta ! Também tenho twitter @breakpointbr, caso queria seguir.

Obrigado !