quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Comida com Alma !



Quarta-feira de molho por conta de uma indisposição intestinal e como não posso comer muita coisa resolvi ver um "filme de culinária" ou quase isso: Soul Kitchen (2009) de Fatih Akin, diretor alemão de origem turca conhecido por dramas de conflito étnico como "Contra a parede" e " Do outro lado". Aqui o registro é outro: A comédia e o realizador se sai bem. Abaixo a sinopse surrupiada do blog "Olha Só" do Ricardo Calil:


"O protagonista é o grego Zinos (Adam Bousdoukos), proprietário de um pé-sujo chamado Soul Kitchen, localizado em uma região decadente de Hamburgo. Ele é um péssimo cozinheiro, sabe basicamente fritar congelados, ainda assim atrai uma clientela pequena, mas fiel. Zinos está em uma fase negra: sua namorada decide morar um tempo em Xangai; seu irmão presidiário pede um emprego de fachada no restaurante para poder entrar em regime semi-aberto; um antigo amigo que virou corretor tenta sabotar o restaurante para comprá-lo por um preço baixo; e ele tem um problema nas costas que o impede de continuar cozinhando. 'A solução é contratar Shayn (Birol Ünel), chef talentoso, mas casca-grossa, que faria o chef televisivo Gordon Ramsay parecer um lorde inglês. Quando tudo começa a dar certo, surgem problemas ainda maiores que ameaçam o sucesso do restaurante."


O que nenhuma crítica destacou e chamo aqui a atenção é para  a maravilhosa trilha sonora que vai de soul a funk com Kool & the Gang, Quincy Jones, Isley Bros. e Curtis Mayfiled. O CD Duplo pode ser encontrado AQUI. O filme recebeu o prêmio especial do júri no Festival de Veneza em 2009. Abaixo o trailer:


Nenhum comentário: