Este é o título do livro lançado pelos amigos Antonio Francisco "Dino" Magnoni e Juliano Maurício de Carvalho, colegas do Departamento de Comunicação Social da FAAC e do LECOTEC - Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã. Abaixo foto do lançamento na Sala da Congregação da FAAC / UNESP , Bauru e logo depois a resenha. O Livro pode ser adquirido AQUI.
Uma nova forma de ouvir - O livro mostra as transformações provocadas pela transição do sistema de rádio analógico para o digital e aborda os impactos dessa mudança na sociedade. Das primeiras transmissões em 1923 aos dias atuais, o rádio passou por uma série de mudanças, sendo a mais sensível a substituição da tecnologia analógica pelo sistema digital. Esse é o tema central de O Novo Rádio: cenários da radiodifusão na era digital, que a Editora Senac São Paulo lança no próximo dia 25, às 20 horas, na Unesp de Bauru. Organizado pelos jornalistas Antônio Francisco Magnoni e Juliano Maurício de Carvalho, a obra explica, por meio de uma coletânea de artigos, a trajetória e o panorama atual do rádio no Brasil.
Análises sobre como o rádio sobreviveu financeiramente frente aos desafios de competir com outros meios de comunicação e os passos para garantir o futuro, além do impacto do advento da internet são alguns dos pontos abordados. Os artigos debatem o uso do rádio no início do século XXI, as expectativas e limitações do analógico em oposição ao digital e as mudanças na programação e na linguagem das emissoras digitalizadas. “A troca tecnológica poderá enfrentar um longo período de transição para que haja melhor adequação ao novo padrão, à nova linguagem e novas formas de emissão e recepção”, aponta Juliano Maurício de Carvalho, um dos organizadores.
A regulação das rádios digitais, o radiojornalismo digital, os problemas enfrentados pelas emissoras comunitárias e os novos caminhos da publicidade nesse cenário completam os temas discutidos no livro. Segundo o jornalista Antônio Francisco Magnoni, co-organizador da obra, a internet alterou a forma como o rádio se relaciona com os ouvintes. No último artigo, Rádio e Internet, é apresentado um estudo que identifica as possibilidades que surgem com este novo relacionamento, que possibilita ações antes inimagináveis como a recuperação de informações e a personalização dos conteúdos.
Sobre os Organizadores:
Antônio Francisco Magnoni é jornalista e professor de radiojornalismo do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- FAAC/UNESP, Bauru-SP.
Juliano Maurício de Carvalho é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp e líder do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) na mesma instituição. Doutor em comunicação social pela Universidade Metodista de São Paulo -- Umesp, mestre em ciência política pela Unicamp e jornalista formado pela PUC de Campinas. É professor assistente doutor. Organizador do livro Mapa da televisão universitária no Brasil (ABTU/PUC-Campinas, 2002).
O Novo Rádio: cenários da radiodifusão na era digital
Organizadores: Antônio Francisco Magnoni e Juliano Maurício de Carvalho
Editora: Senac São Paulo
Número de páginas: 296
Preço: R$ 45
Nenhum comentário:
Postar um comentário