sexta-feira, 25 de março de 2011

Participação em Livro Eletrônico




Mais um capítulo de livro em parceria Tuca Américo / Wilson Yonezawa... O texto intitula-se "TV Digital e Edutretenimento: Proposta de Modelo de Produção de Programa Interativo para o Ensino de Ciências" e foi publicado no livro "Ensino de Ciências e Matemática IV - Temas de Investigação" do selo Cultura Acadêmica e organizado por Nelson Pirola. A obra pode ser baixada gratuitamente AQUI . Abaixo o texto de apresentação no site do selo Cultura Acadêmica da Editora da Unesp:


Este e-book é uma produção do Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência - PPGEC - da Faculdade de Ciências da UNESP, campus de Bauru, e faz parte do Programa de Publicações Digitais da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, em parceria com a Fundação Editora da UNESP, que tem como principal objetivo a divulgação de pesquisas realizadas pelos Programas de Pós-Graduação da universidade. A série "Ensino de Ciências e Matemática" teve início em 2009 e visa, por meio de pesquisas oriundas de teses, dissertações e de grupos de pesquisa, divulgar e fomentar a discussão sobre processos de ensino de Ciências e Matemática analisada a partir de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. Essa série abarca temáticas recentes que estão sempre presentes nas discussões de importantes eventos científicos, nacionais e internacionais, da área da Educação para a Ciência e Matemática. Entre esses temas destacam: formação de professores, formação de conceitos, Tecnologias da Informação, processos de ensino, entre outros. Esta obra é intitulada "Ensino de Ciências e Matemática IV: temas de investigação" porque veicula pesquisas que abordam temas atuais e importantes estudados por pós-graduandos e docentes do Programa, como, por exemplo, avaliação, prática de ensino, robótica, prática pedagógica, TV digital, educação desenvolvida em âmbito não-escolar, entre outros. Tais investigações são resultados de pesquisas desenvolvidas no Programa: algumas são resultados de teses e dissertações e outras foram produzidas por grupos de pesquisa. Professores que ensinam Ciências e Matemática, em diferentes níveis de escolaridade, e pesquisadores que desenvolvem estudos nessas áreas poderão ter fácil acesso a esta obra, uma vez que estará disponível na Internet, o que pode contribuir para o debate sobre o ensino e a aprendizagem desses dois campos do conhecimento, bem como propiciar novos estudos a partir dos resultados apresentados nessas pesquisas.

2 comentários:

FabyGimenes disse...

Adoramos o artigo. AMOS nos plural. É que ele foi lido em família: as pedagogas da casa ficaram interessadíssimas e a jornalista aqui cheia de colocar toda a proposta (e o edutretenimento) em prática!
Parabéns!

Fabiana Gimenes

Tuca Américo disse...

Obrigado pelos elogios.