segunda-feira, 14 de abril de 2008

Pânico !!!

Quase ninguém ouviu falar do movimento Pânico ( nada a ver com o programa de TV) criado pelos artistas Fernando Arrabal, Roland Topor e Alexandro Jodorowsky. Até aí tudo bem pois em artigo na Revista Contracampo, Fabián Nuñes o descreve como "um movimento que nunca existiu". Sua proposta era "prolongar/resgatar do surrealismo, justamente, o que este havia perdido: a profunda sinceridade na criação artística como uma violenta irrupção dos impulsos (criativos e destrutivos) do ser humano." Mas porque estou falando destes caras aqui no blog? Através de arquivos torrents consegui baixar filmes representativos do movimento e já vi alguns deles. A impressão que ficou foi de uma radicalização brutal do surrealismo que deixa Buñuel no chinelo. Abaixo algumas informações sobre estas raridades:

Alejandro Jorodowsky: Chileno radicado na França. Seus filmes podem ser encontrados em arquivos torrents no Portal Making Of (é preciso criar uma conta e logar, depois clique aqui para lista de torrents). Pra quem está curioso e a fim de saber mais sobre seus filmes leia o artigo de Fabián Nuñes "Você já ouviu falar de Jorodowsky?". Particularmente gostei muito de "El Topo" (1970), um faroeste surrealista e "A Montanha Sagrada" (1973), uma visão polêmica e simbólica de Cristo.

"El Topo" (1970)



"A Montanha Sagrada" (1973)

Baixei mais dois de filmes de Jorodowsky que estão na fila para serem vistos " Fando e Lis" (1968) e "Santa Sangre" (1989).


Ainda dentro do Movimento Pânico achei um filme de Fernando Arrabal, dramaturgo e cineasta espanhol, intitulado "Viva la muerte" (1971) que também está na fila. Comentarei estes filmes aqui no blog depois de vê-los. Aqui o link pro torrent.

Nenhum comentário: