quinta-feira, 29 de maio de 2008

Colocando a casa em ordem, aqui vão as últimas películas degustadas:

Disco Pigs (Irlanda, 2001), de Kirsten Sheridan - Pig e Runt nasceram no mesmo dia e quase na mesma hora... Não são siameses mas agem como se fossem... Romance com início legal mas que se perde numa violência gratuita e que caminha para um final óbvio. Salvam a direção de arte, a trilha sonora e a a interpretação do casal protagonista. No geral vale o ingresso ou a locação... Como baixei o filme, tô no lucro...






La Ciénaga (Argentina, 2004) de Lucrécia Martel - Noroeste argentino: Calor e chuva... No solo alagado, animais atolados morrem... Numa casa de veraneio, atolados em álcool e na conjuntura política (não-explícita) de uma Argentina em frangalhos a percepção do tempo é outra para uma família "à beira de um ataque de nervos"... Filme de estréia da diretora, tem uma produção pobre ( fruto da época) mas que estranhamente nos seduz... Não consigo não pensar no documentário "Argentina latente" de Fernado Solanas.






Baixio das Bestas (Brasil, 2006) de Cláudio Assis - O autor de "Amarelo Manga" ataca novamente e não perdoa ninguém... No Nordeste de Assis (que não é "Francisco") seus animais santificados são as bestas humanas: uma avô que vende a imagem da neta-filha pelada para caminhoneiros... As putas "easy-ryder"... A juventude classe média hedonista... Parece que Assis tem raiva do mundo... Mas... Num é isso não... Filme belo e perturbador.





Nenhum comentário: