sexta-feira, 20 de junho de 2008

Curtas

Há um bom tempo não via curtas brasileiros. Sempre achei o formato interessante e aberto à novas experiências. Com as redes torrents, realizadores desta seara encontram, na internet um espaço de exibição cada vez mais escasso no circuito comercial... E outra: quem faz curta não pensa em retorno financeiro imediato, quer apenas dar a cara pra bater e mostrar sua produção. Aqui vão dois curtas disponíveis na web no Makingoff.org :

Café com Leite (2007) de Daniel Ribeiro (18 minutos) - Singelo roteiro filmado com sensibilidade. Danilo e Marcos formam um jovem casal homossexual que resolve morar juntos e chegam até a combinar a viagem de Núpcias. Os pais de Danilo morrem e ele tem que cuidar de Lucas, seu irmão de nove anos. Daí pra frente, entre copos de leite e videogame, a vida se revela... Abaixo, o Trailer:



Alternativa (2006) de Renata Marinho (07 minutos) - Um tanto amador e a cara é mais de vídeo-arte que de cinema. Enfim, "Tour de force" da diretora em produzir algo pessoal e com abordagem feminina. Algumas curiosidades sobre o filme disponíveis no Portal Making of que "distribui exclusivamente" o filme (informações que, sinceramente, não tenho como confirmar):

"O orçamento do filme foi de 300 Reais. O filme foi todo rodado na casa em que a diretora morava na época, numa vila em Ipanema. Todos os quadros, gravuras e colagens que aparecem de relance nas paredes foram feitos pela diretora do filme. O livro que aparece aberto na cena do lençol roxo é "Genealogia da Moral", de Friedrich Nietzsche. A "cocaína" que aparece no filme era fermento pra bolo. O uísque era coca-cola sem gás misturada com água até chegar àquela cor. O ator na cena em questão realmente cheirou o fermento e bebeu a coca-cola choca. Tudo pela arte. Todas as cenas foram filmadas durante um só dia, com exceção da cena na Lagoa e da última cena, que foram filmadas em dias diferentes. A diretora, por absoluta falta de recursos, passou a noite anterior da filmagem cozinhando a comida que alimentaria todo o elenco e toda a equipe durante as filmagens. Dizem que ficou muito gostosa."

Nenhum comentário: