domingo, 29 de junho de 2008

O grito Wilhelm

Dica de meu amigo e aluno de RTV, Ítalo e clonado do blog OMEDI - O Maior Espetáculo da Internet, que por sua vez copiou do site webarchive.org , ou seja, como diria Chacrinha: "Nada se cria, tudo se copia" então aqui vai o CTRL+C / CTRL+V:

Antes de continuar a leitura ouça este áudio:



"Esse "efeito" se chama "Grito Wilhelm" (Wilhelm Scream). O cantor-ator Sheb Wooley gravou o efeito, que foi usado pela primeira vez no filme Distant Drums, de 1951, quando um personagem era mordido e arrastado por um crocodilo. E ganhou esse nome em 1953, no filme The Charge at Feather River, quando foi usado pela segunda vez por um personagem menor chamado "Private Wilhelm". Até 1977 ele havia aparecido em 17 filmes, quando o designer de som Benn Burtt resolveu usá-lo em Star Wars. Depois disso ele se popularizou e a lista de filmes que usaram o efeito cresce ano a ano, hoje na marca de 112 filmes (segundo o iMDB) e muitas outras mídias, como videogames, por exemplo. Abaixo uma pequena compilação de filmes e desenhos recentes que usaram o efeito:"


"Veja (ouça) também o efeito em um
vídeo com cenas de filmes mais antigos. E que fique bem claro, ele não foi inserido posteriormente nesses vídeos, ele está nesses filmes. O engraçado é que ao ver (ouvir) o efeito repetidamente ele parece muito ridículo!
Há também um outro vídeo contando sua história, em inglês, sem legendas:"

Nenhum comentário: