domingo, 8 de março de 2009

Mais Haneke...

Consegui, durante esta semana, ver mais três filmes de Michael Haneke, cineasta austríaco já comentado outras vezes neste blog. Vamos lá:


"O Vídeo de Benny" (Benny´s Video, 1992) - Benny é não é um adolescente normal... De pais ricos e ausentes costuma ver o mundo através dos filmes violentos que aluga e dos vídeos que filma, sendo  sua gravação preferida a morte de um porco (com um tiro na cabreça) na fazenda de seu avô, imagem que vê e revê exaustivamente em sua TV. Benny conhece uma menina e a leva para seu apartamento e o que parece ser o início de uma estória de amor vira tragédia, mesmo que um tanto fria para o rapaz que grava em vídeo a morte da garota... Benny conta aos seus pais e eles tentam, hipocritamente, livrar a pele do filho. Filme que vemos com apreensão e reconhecemos alí uma desvio ético e moral exposto como ferida aberta pelo diretor. Como as demais obras de Haneke é perturbadora. Veja aqui um artigo de Ana Paula Penkala sobre o filme. Abaixo uma cena da película:



"A Professora de Piano" (La Pianiste, 2001) - Isabelle Hupert interpreta a professora de piano do título, Erika, que é implacável com seus alunos. Por trás de tanta maldade existe uma mulher reprimida sexualmente pela mãe e que esconde desejos mazoquistas. A crueza com que é retratada a vontade reprimida da professora com um aluno apaixonado é de incomodar estômagos mais fracos e a atuação de Hupert é magnifica. Trilha clássica sensacional. Abaixo trecho de uma entrevista sobre o filme com o diretor:




"O Escondido" (Cachè, 2005 ). Georges (Daniel Autuil) recebe fitas de vídeo mostrando sua casa e as toma como ameaça. Ao buscar o responsável pelas gravações Georges envolve sua esposa Anne (a maravilhosa Juliette Binoche) numa volta à infância... Filme pantanoso onde pouco a pouco não mais sabemos quem intimida quem e o grau de violência psicológica aumenta até borbulhar a alma dos protagonistas. Possui apenas uma cena de impactante violência física mas não se deixe enganar pois é um Haneke de primeira... E com um elenco afiadíssimo. abaixo o trailer:

Nenhum comentário: