Incrível como, inconscientemente, escolhemos filmes para ver, num espaço de tempo muito próximo, que conversam entre si... Esta semana vi "La Liberdad" (Lisandro Alonso, Argentina, 2001) e "Selvagens Inocentes" ou "Sangue Sobre a Neve" ( The Savage Innocents, Nicholas Ray,1960). As duas películas se inserem numa categoria onde o que é ficção e o que é documentário por vezes se confundem, chamada de docudrama. Uma de cada vez:
O filme de Lisandro Alonso é um preview de "Los Muertos" já comentado aqui e do qual gostei muito. Com uma narrativa circular, acompanhamos a rotina de um lenhador. É só e é muito... Tipo de filme que palavras não dizem muito... Melhor ver.
Nicholas Ray é um cara estanho... Filmografia variada e diretor de "Johnny Guitar" (1954), clássico absoluto do faroeste. Aqui Anthony Quinn interpreta Inuk, um esquimó, acusado de matar um padre para o qual ofereceu sua mulher para ter relações sexuais, costume comum entre os esquimos. Impossível não relacionar com um clássico e fruto de um dos cineastas considerados pai do genêro documentário, Robert Flaherty, que dirigiu Nanook of the North (1921). Abaixo um trecho do primeiro e o trailer do segundo filme:
sábado, 16 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário