sábado, 9 de maio de 2009

Natal Triste...

Feliz Natal de Selton Mello (2008). Estréia segura e autoral do famoso e badalado ator na direção. Sinceramente fiquei impressionado com o domínio e ousadia na linguagem do cineasta em sua primeira obra. Embora denso, triste e um tanto truncada, a película tem um ar de exasperação intenso onde sobra espaço para interpretações fortes como a de Darlene Glória e Lúcio Mauro. Veja o depoimento do diretor publicado no Estadão : "No primeiro filme, a gente sempre quer dizer e fazer tudo. Falar sobre a vida, a arte. O próximo filme talvez saia mais maduro." A história que Selton conta em Feliz Natal é a deste homem, dono de um ferro-velho, que viaja para passar a festa de Natal em família, com os pais e o irmão. Ele encontra velhos amigos. Só gente bêbada, frustrada, agressiva. "Para mim, Feliz Natal é sobre a solidão, sobre as várias formas de solidão", diz Selton. O diretor chegou a pensar em fazer o protagonista, mas terminou chamando Leonardo Medeiros, o ‘Leo’, para o papel. "Ocorre uma coisa curiosa", ele observa." Altamente recomendado como obra de arte. Aqui um belo texto na Revista Cinética onde são evocados nomes como Cassavettes e Lucrécia Martel e , abaixo o trailer:

2 comentários:

Jean Cristtus Portela disse...

Salve, Tuca! Descobri seu blog por acaso, gostei bastante do material! Fiquei curioso pelo filme do Selton Mello... Abraços!

Tuca Américo disse...

Oi Jean! Obrigado pela visita. Caso deseje ver o filme tenho uma cópia. Parabéns pelo seu blog. Também tive meus dias de poeta que foi atropelado por um triciclo dirigido por um menino de camiseta listrada... Desde então o poeta está em coma na UTI... Para matar a curiosidade visite http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia/pn/pn000553.htm
inté...