sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tudo que é bom faz mal...

Steven Johnson é considerado um dos gurus da cibercultura. Seu livro "Tudo que é bom faz mal" editado em 2006  é um sucesso. Sobre o autor na Wikipédia:

"Steven Berlin Johnson (born June 6, 1968) is an American popular science author. He has worked as a columnist for magazines such as Discover Magazine, Slate, and Wired. He co-founded the early webzine Feed Magazine in 1995, and the Webby-award-winning news discussion site Plastic.com in 2001. He is a Distinguished Writer in Residence at New York University. He is the author of the best selling book, Everything Bad is Good for You: How Today's Popular Culture Is Actually Making Us Smarter (2005), which argues that over the last three decades popular culture artifacts (like television dramas and video games) have become increasingly complex and have helped to foster higher-order thinking skills.'

A tese desenvolvida é que as várias formas assumidas pelo entretenimento em decorrência do avanço da tecnológico tem nos transformado em seres mais inteligentes. Para  desfrutrar "um simples videogame" são necessárias capacidades e habilidades cognitivas e motoras antes adormecidas. Como diria o bom e velho MacLuhan "Toda tecnologia cria, aos poucos,  um ambiente humano totalmente novo". Segundo o autor, numa palestra para o evento "Handheld Learning 2008" sua intenção ao escrever o livro não foi discorrer sobre os aspectos morais envolvidos na questão mas sim como esta nova realidade cria novas e complexas demandas cognitivas e, por extensão, seres humanos mais inteligentes . Para Johnson, as três principais características desta complexidade  dos produtos desenvolvidos nos últimos 30 anos da cultura popular são conteúdo, participação e inteface.  Abaixo a interessante palestra em vídeo:

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