segunda-feira, 15 de junho de 2009

Interfaces Hápticas

Em sua apresentação aqui em Bauru no Colóquio: TV Digital, promovido pelo Programa de Pós-graduação em TV Digital da UNESP, Marcelo Zuffo (foto ao lado) citou as Interfaces Hápticas. Este conceito também está presente em sua Tese de Livre-docência na USP. Para aprofundar um pouco este tema indico a leitura de dois documentos: para os mais apressados o artigo "Interfaces Hápticas - Dispositivos não convencionais de interação" de Alexandra Cristina Moreira Caetano do Laboratório de Pesquisa em Arte e Realidade Virtual – IdA- UnB"; já para aqueles que tem mais tempo e vontade, aqui está o link para a Tese de Zuffo intitulada "A Convergência da Realidade Virtual e Internet Avançada em Novos Paradigmas de TV Digital Interativa", que também foi o título de sua conferência na abertura do colóquio. Para melhor compreensão do conceito, surrupiei do texto de Alexandra Cristina Moreira Caetano o trecho que segue:

"O estudo para desenvolvimento de interfaces hápticas representa a busca por dispositivos que permitam uma interação com os sistemas virtuais de modo sensoriamente similar às interações presentes no mundo físico. Eliane Mauerberg-deCastro (2004) afirma que o sistema háptico está relacionado coma percepção de textura, movimento e forças através da coordenação de esforços dos receptores do tato, visão, audição e propriocepção, assim, “a função háptica depende da exploração ativa do ambiente, seja este estável ou em movimento”. Perceber os ambientes virtuais por meio de um sistema háptico é o objetivo destas interfaces. Segundo Christopher M. Smith (1997), háptico é o estudo de como combinar os sentidos humanos com a sensação de contato com um mundo gerado por computador. Os dispositivos convencionais de interação homemmáquina não fornecem ao interator feedback de força, ou mesmo feedback de tato. A pesquisa com dispositivos hápticos visa resolver a falta de estímulo para o sentido de tato na interação homem-máquina, ao investir no aumento da interatividade e em tornar esta interação mais intuitiva e natural."

Abaixo vídeos que tive contato através do blog Interacção Homem Máquina, onde estão, respectivamente, um paraplégico que desenha através de um "mouse áereo" , um "spray virtual' e um "dispositivo háptico magnético":






Nenhum comentário: