segunda-feira, 15 de junho de 2009

Livro "Fundamentos e Tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada"

Depois de um feriadão santificado com a presença de todo o clã Américo para festejar uma década do rebento Juca, volto a postar teclando dura e doloridamente (por conta de uma maldita L.E.R.) neste blog que visualizas... Vamos ao que interessa: Está aqui o link para acessar o livro "Fundamentos e Tecnologia da Realidade Virtual e Aumentada" em PDF. A obra é muito interessante e abaixo transcrevo alguns trechos dela. Mais abaixo ainda um vídeo que mostra um aplicativo de RV para uma pessoa tetraplégica. Apreciem com moderação:

"Representações da realidade ou da imaginação sempre fizeram parte da vida do ser humano permitindo-o expressar-se ao longo do tempo, desde desenhos primitivos, figuras e pinturas até o cinema, passando por jogos, teatro, ópera, ilusionismo e outras expressões artísticas. O uso do computador potencializou e convergiu tais formas de expressão, viabilizando a multimídia, que envolve textos, imagens, sons, vídeos e animações, e mais recentemente a hipermídia, que permite a navegação não linear e interativa por conteúdos multimídia. Ao mesmo tempo, os vídeo-games ganharam um espaço extraordinário, explorando a interação. Não demorou para que todas essas tecnologias convergissem e, rompendo a barreira da tela do monitor, passassem a gerar ambientes tridimensionais interativos em tempo real, através da realidade virtual."

"A Realidade Virtual pode ser classificada, em função do senso de presença do usuário, em imersiva ou não-imersiva. A realidade virtual é imersiva, quando o usuário é transportado predominantemente para o domínio da aplicação, através de dispositivos multisensoriais, que capturam seus movimentos e comportamento e reagem a eles (capacete, caverna e seus dispositivos, por exemplo), provocando uma sensação de presença dentro do mundo virtual. A realidade virtual é categorizada como não-imersiva, quando o usuário é transportado parcialmente ao mundo virtual, através de uma janela (monitor ou projeção, por exemplo) mas continua a sentir-se predominantemente no mundo real."



Nenhum comentário: