domingo, 21 de junho de 2009

PUNK !!!

The Filth and the Fury (2000) de JulienTemple. Realmente o punk não morreu. Este "rockumentary" é um bela versão "oficial" ou "chapa branca" da história do Sex Pistols, um vez que é contada pelos mebros da banda, inclusive o chapado e finado Sid Vicious. Existe tempo até para ouvir as relevantes asneiras de Nancy Spungen, namorada de Syd, que corrobora a tese de que sempre existiu (e existirá) uma baranga para ajudar acabar com uma banda... Nesta história o empresário Malcolm McLaren não tem vez e é o "Judas" de plantão. No site oficial da banda podem ser acessadas as informações mais recentes da banda, como inclusão do Sex Pistols no MySpace . Abaixo o trailer do filme e depois trecho de texto surrupiado do blog dvdpt.com .



“Julien Temple era ainda aluno na escola de cinema quando ouviu pela primeira ver a música dos Sex Pistols que saía de um armazém em Beaconsfield, Hertfordshire. Tratava-se de uma canção dos Small Faces, mas em vez de cantarem "I want to know I love you" gritavam "I hate you". Pediu uma câmara emprestada e começou a filmá-los. A maioria do que filmou integrou-o no seu primeiro filme, "The Great Rock'n' Roll Swindle", que foi logo considerado mais como um veículo de promoção do agente Malcolm Mclaren do que a visão do grupo. O filme foi apresentado ao público em 1980, dois anos depois do fim da banda e um ano após a morte, por overdose de Sid Vicious. Mas para os elementos da banda, nem este filme nem "Sid and Nancy", realizado em 1986 por Alex Cox cum Gary Oldman. eram de facto representativos do grupo que esteve por trás do movimento "punk". Agora, muitas das imagens originais, algumas das que foram rejeitadas e material vindo de outras fontes fazem de "The Filth and the Fury - Sex Pistols o Filme" o verdadeiro retrato de um grupo, como nenhum outro, representante do descontentamento das classes trabalhadoras e da rebelião dos tempos, e não apenas um produto manufacturado como o seu manager pretendia.”


Vi recentemente "Classic Albuns: Never Mind The Bollocks - Sex Pistols", série que retrata faixa a baixa a produção de ábuns clássicos e é um interessante contraponto para o documentário de Temple, até porque dá voz à soberba de Malcolm MacLaren. Como citado no texto acima é imprescindível degustar "Sid and Nancy", realizado em 1986 por Alex Cox, que que pode ser visto no YouTube, mas não incorporado neste blog mediante solicitação da produtora. O trailer não pode, mas a primeira parte do filme pode... Vai entender...



Nenhum comentário: