sábado, 16 de janeiro de 2010

Anticristo

Não sou fã declarado de Lars von Trier e detestei Dogville (2003) por opções estéticas particulares da obra que não compartilho, embora o movimento Dogma seja muito interessante do meu ponto de vista e que, de certa forma, recupera o Cinema Novo... Mas fiquei muito impressionado com "Anticristo" filme que causou polêmica em Cannes. Aqui vai a sinopse cortesia de Mauricio Stycer do Último segundo do IG:

“Anticristo” relata o drama de um casal em luto, abalado pela trágica morte do pequeno filho. Von Trier apresenta a tragédia num prólogo composto com requintes de crueldade e alguma apelação, no qual nos obriga a ver o menino abrir o berço, caminhar pelo apartamento e saltar pela janela da sala enquanto o casal, entretido, faz amor no quarto. O americano Willem Dafoe e a francesa Charlotte Gainsbourg (premiada em Cannes como melhor atriz) são os protagonistas únicos da história. Ela é uma historiadora; ele, um terapeuta. Incapaz de superar o luto, ela afunda-se na cama, enquanto ele resolve assumir a responsabilidade pela terapia que vai tirá-la da depressão. O casal embarca então para uma casa no meio de uma floresta, chamada Éden. É lá que Von Trier coloca todos os demônios para fora. Realidade, sonho e pesadelo se misturam de tal forma que, para muitos críticos, “Anticristo” é visto como um filme de terror – uma classificação que não dá conta de sua complexidade."

Filme denso e que, dedicado à Tarkovsky, também poderia ser dedicado à Tobe Hooper , eis o achado da obra ... Enfim, para aqueles que tiverem paciência, será uma prova que o cinema é sempre e acima de tudo "uma caixinha de surpresas"... Aqui tem a matéria com entrevista do diretor. Aqui a polêmica entrevista do diretor no Festival de Cannes e abaixo o trailer.

Nenhum comentário: