domingo, 2 de maio de 2010

O Sofisticado e o Bizarro

Jacques Tourneur é mais conhecido pelo filme "Sangue de Pantera" (Cat people, 1942) do que por este "A Morta-viva" (I walk with a zombie, 1943), onde, como no filme citado, o importante é a classe e sofisticação do diretor ao conduzir tramas macabras onde o terror está mais na sugestão do que no explícito, uma virtude tanto rara nos dias de hoje... Sinopse do site Melhores Filmes: Uma enfermeira contratada para cuidar da esposa de um grande fazendeiro que vive nas Índias Ocidentais se envolve com os dramas da família e passa a suspeitar que sua paciente possa ser um zumbi, uma “morta-viva”. Abaixo o trailer:



Coincidentemente na sessão dupla de ontem à noite vi um filme que estava faltando em minha lista de clássicos do terror "Monstros" (Freaks, 1932) de Tod Browning, onde ao contrário da sugestão do horror de " A Morta-viva" o que temos é a exploração explícita de pessoas com deformidades. Aqui vai um comentário surrupiado do Omelete:

"Em 1932, Todd Browning, o genial mestre do horror por trás de várias parcerias com o enigmático Lon Chaney e o Drácula de Lugosi, fez outro filme espetacular: Freaks. Trata-se de uma terrível colisão da normalidade com a anormalidade. No circo, Baclanova, uma artista de trapézio, casa-se com um anão, interessada apenas na riqueza do noivo. Com a ajuda do amante, o levantador de pesos Vitor, ela pretende envenená-lo. O anão inclui-se na seleção de anomalias do circo: a mulher barbada, os gêmeos siameses, o hidrocéfalo, o homem cujos quatro membros foram amputados e que, usa a boca para apanhar o que deseja e a mulher com o crânio subdesenvolvido. Enfim, os horrores do picadeiro. Quando descobrem o plano de Baclanova, o grupo mutila-a com facas, numa cena dantesca. Com muito vagar transformam-na em outra aberração. O filme causou polêmica quando lançado (Browning usou aberrações, ou pessoas realmente deformadas) e foi proibido na Inglaterra por trinta anos. Apresenta uma visão humanista do mundo, tendo como tema central o tradicional julgar pelas aparências. As aberrações são encaradas como vítimas inocentes de uma sociedade que não as tolera e as segrega. Nossa repulsa inicial por elas torna-se lentamente compreensão."

Abaixo o filme completo no Goolge Videos onde está disponível o download para Ipod e PSP:

Nenhum comentário: