segunda-feira, 3 de agosto de 2009

“Software Takes Command”, o livro de Lev Manovich


Aqui neste link está prontinho para baixar o livro de Lev Manovich “Software Takes Command”(2008) . Para entender o conceito de Software Studies vou recorrer a texto disponível no “Blog Software Studies Iniative”:

“As pesquisas no Google, as recomendações da Amazon, as rotas aéreas, os faróis do trânsito, o e-mail e o seu telefone: nossa cultura funciona via software. De que forma o software molda o mundo?
O Software Studies é um novo campo de pesquisa intelectual que está começando a surgir. Cientistas sociais, filósofos, críticos culturais, téoricos da mídia e das novas mídias parecem hoje em dia compreender todos os aspectos da revolução da Tecnologia da Informação (TI), criando um número expressivo de novas disciplinas, tais como cibercultura, Internet Studies, Teoria das Novas Mídias e Cultura Digital. Contudo, a máquina que suporta e direciona quase todas esses campos - o software - recebeu pouca ou nenhuma atenção direta. O software é ainda invisível para a grande maioria dos acadêmicos, artistas e profissionais da cultura interessados em TI (Tecnologia da Informação) e os seus efeitos culturais e sociais. Mas se continuarmos a limitar as discussões críticas às noções de "ciber", "digital", "novas mídias" ou "Internet", estaremos em perigo por lidar somente com os efeitos e não com as causas. Corremos o risco de ficar observando somente os resultados que aparecem na tela do computador em vez de analisar os programas e as culturas sociais que produzem esses efeitos.”


Já comecei a ler... Boa leitura pra vocês !!!
!!! Em tempo: outra obra de referência sobre o assunto é “Software Studies” de Matthew Fuller. Abaixo está o o catálogo do FILE 2009 que é aberto pelo texto de Lev Manovich intitulado "NURBS theory about Cultural Analytics." Pra fechar, "A era da infoestética" entrevista de Lev concedida a Cícero Inácio da Silva e publicado na Revista Trópico sobre o livro de mesmo nome. Mais abaixo o vídeo com o workshop de Lev no FILE 2009 gravado em 30 de julho.

NURBS Theory | Teoria dos NURBS, por Lev Manovich

Nenhum comentário: